top of page

Matchá é o Novo Verde

Que o chá verde é bom você já sabe..

E já conheceu seu irmão mais novo? O Matchá??

Matchá

Esse é o episódio 12 (o último) da série de predições saudáveis. Durante o ano todo de 2016 falamos aqui sobre predições saudáveis que achamos que vieram para ficar…

Falamos aqui de microbiota intestinal, de comida saudável gourmet e de emagrecimento nos dias de hoje. Falamos de leites vegetais e de mitos do leite. Se ainda não viu nossas predições no fim deste post colocamos uma lista com todos eles. Vale a pena conferir!

Até agora NÃO erramos uma!! Acertamos sobre todas!! Nossas predições, modéstia a parte, se tornaram realidade e só vêm ganhando força no ano de 2017.

Quer uma vida melhor, começar a colocar estas predições na sua vida é um ótimo começo.

Quer ser mais disposto? Uma microbiota intestinal saudável é PRIMORDIAL!!

Quer mais concentração?? Organize-se para fazer um DETOX digital semanal, se não diário!!

Quer mais tempo? Pensou já nos fast foods saudáveis? Quase todas as cidades tem pessoasl que estão com intenções bacanas e entregando produtos de qualidade a um bom preço e com agilidade.

E assim por diante…

Esse mês, conforme combinado vamos falar do MATCHÁ!! Uma erva útil para uma porção de receitas. Chás, sucos, smoothies, bolos, pães e coisas do tipo.

Entretanto as utilidades do MATCHÁ não são tão boas quanto seus benefícios. A erva, colhida mais cedo e preparada cuidadosamente, tem muito mais antioxidantes que a sua irmã mais velha, a folha do chá verde.

O chá verde que conhecemos e o matchá vêm da mesma planta. Ambos são da Camellia sinensis. A diferença básica aqui é que o matchá tem 10x mais antioxidantes que o chá verde!! Outra diferença básica é que o matchá é sempre em pó (ma=pó, cha=chá).

...eu falando isso você pode estar se perguntando..

Afinal de contas, isso importa?? O que realmente são antioxidantes???

Antioxidantes basicamente são os agentes de defesa das células dos nosso organismo. Nos mantém longe de doenças e infecções. Principalmente doenças crônicas e que aparecem com o tempo (como o câncer).

Mantenha-se nutrito com antioxidades e estará retardando o envelhencimento e diminuindo chances de doenças que matam pra caramba nos dias de hoje.

Bom...convencida(o) que o matchá é bom?

O matchá ainda:

  • Aumenta o metabolismo e queima calorias;

  • Desintoxificante natural e eficaz;

  • Acalma a mente e relaxa o corpo;

  • É rico em fibras, clorofila e vitaminas;

  • Melhora o humor e ajuda na concentração;

  • Fornece vitamina C, selênio, cromo, zinco e magnésio;

  • Previne diversas doenças; e

  • Reduz o colesterol e o açúcar no sangue.

antioxidantes no matchá

………………

Como tudo que vamos comprar por ai temos que ter cuidado, com o matchá não é diferente...

Cuidados com a compra

Nós que utilizamos bastante esse chá podemos dizer com certa propriedade. O matchá é uma erva sensível.

No mercado e em lojas de produtos naturais por aí, vários destes lugares dizem vender Matchá. Entretanto experimentando e conhecendo existem várias classes de Matchá. São como se fossem gramaturas do mesmo chá.

Se você quiser comprar um matchá da boa qualidade aqui vão algumas dicas.

Conforme-se que o melhor matchá que existe dificilmente vai ser encontrado aqui no Brasil. A não ser em lojas especializadas que contém produtos importados. Ele é feito em um processo rigorosíssimo de fabricação e rende apenas 40g por hora de fabricação. Ele é utilizado nos rituais de chás no Japão de forma respeitosa e estremamente religiosa. Não é a toa que é conhecido como Matchá Cerimonial.

Não desanime outras modalidades podem ser encontradas aqui e aproveitadas com uma qualidade superior.

Folhas novas da planta são mais saborosas e mais nutritivas. Geralmente são folhas no topo do pé. Entretanto para comprarmos um matchá desse tipo devemos procurar um fabricante confiável. Geralmente matchá a granel não oferece essa gramatura, mais sim o matchá que é vendido em embalagens seladas e não transparentes.

Exemplo de fabricante confiável: Talchá http://www.talcha.com.br/

Coloração

Busque um verde vivo. Como na foto. Os mais escuros geralmente são para uso industrial mais também são vendidos a granel em lojas de produtos naturais.

O chá de qualidade inferior tem uma coloração queimada. Prova que o processo de fabricação não foi cuidadoso o suficiente ou o oxigênio do ar já oxidou muitos dos nutrientes do chá.

…...

Agora que ensinamos tudo sobre o matchá vamos falar dos preparos (a melhor parte)!!

Modos de preparo

Matchá em uma caneca (para chás)

Aqueça água em uma caneca e misture uma colher pequena de matchá. Agua morna e um misturador são ótimos nessas ocasições

Matchá como ingrediente em receitas

O matchá tem um gosto um pouco forte para algumas receitas. Portanto utilize com moderação em bolos e tortas. Uma colher é suficiente para uma receita.

Matchá em sucos e smoothies

Utilize frutas e verduras do seu gosto e bata tudo com o pó do matchá. Quase tudo fica delicioso. Gostamos muito de uma receita com abacaxi, pera, couve e matchá!!

..............

Bom pessoal...agora que já ensinamos você os benefícios do matchá, como comprá-lo, prepará-lo e utilizá-lo para sempre em suas receitas e chás resta agora você ir procurar seu matchá e iniciar o consumo. Os benefícios são inúmeros!!!

...............

Nos despedimos aqui da série de predições saudáveis para 2016.

Esperamos que tenhamos ajudado com algum assunto e que esse futuro seja seu presente.

Vivencie cada uma das predições e sinta os benefícios…. Vão ver o quanto são reais e úteis para uma vida melhor!!

Comente, compartilhe e nos diga o que achou….seu feedback é muito importante para nós!!

Até a próxima...aguarde que logo traremos novidades por aqui…

Em destaque
Post recentes
bottom of page