top of page

Episódio 11: Fornecedores locais em alta


GO LOCAL! BUY LOCAL!

"Compre de fornecedores locais"...já deve ter ouvido alguma vez alguém te aconselhando a isso!! Entendeu a fundo o que isso representa??

Bom esse episódio da série de Predições Saudáveis para 2016 está aqui para ajudar você a entender um pouco mais sobre o incentivo da produção local e sobre a globalização da comida.

Essa é uma série que trata to futuro. Um futuro mais saudável para todos. Cada mês contamos uma predição que achamos que irá se materializar em 2016 e será parte da vida das pessoas. Uma evolução em termos de saúde, bem estar e alimentação.

Falamos já de DETOX digital, de transgênicos, de alimentos integrais e de fast food saudável (de verdade)!

Esse mês vamos falar da tendência (corretíssima) dos fornecedores locais.

São pessoas extramente bem intencionadas e esforçadas que trabalham duro para entregar QUALIDADE! Não importa onde esteja no Brasil. Toda cidade tem uma feira, um colono ou alguma chácara por perto. São pessoas que vale a pena conhecer não só para ter mais saúde ou um alimento melhor na mesa. Vale a pena para aprender com eles aprender a dignificar o trabalho e respeitar a natureza.

Comprar alimentos dessa turma é um "ganha-ganha". É recompensador e extremamente importante para seu desenvolvimento e de todos a sua volta. Separamos aqui alguns motivos bacanas dos motivos para comprar local.

1) Impulsione você mesmo

Comprando de pessoas perto você contribui para que tudo flua com maior naturalidade e eficiência ao seu redor. Comerciantes e produtores da região são uma parcela significativa da força de uma região. Se eles vão bem, sua região vai bem. Se eles vão mal, você vai mal. Não importa o seu ramo nem seu tamanho. Nenhuma indústria, grande corporação quer ficar em uma região ruim. Os motivos são óbvios.

É função sua encorajar a prosperidade da sua região!!

2) Qualidade

Como acha que o salmão chileno que compra no supermercado é produzido?? Não tem segredo. Ele é produzido no cativeiro, a base de ração e ainda colorido artificialmente. Tudo é manipulado para que sua cor, textura e sabor fiquem agradáveis ao seu paladar. O governo brasileiro permite que certos aditivos sejam apresentados aos peixes de cativeiro e mesmo assim entrem no país (Registro ANVISA nº 521190039).

Isso que não comentamos da logística extremamente complexa para trazer o peixe pra cá. Avião, câmeras frias e inúmeros outros custos deixam o produto muito caro. O que força os produtores a relaxar na produção do peixe. No fim das contas você pode até estar comendo um salmão chileno, mas repare bem ao fundo se o gosto é realmente bom.…

Nada é melhor que uma comida fresquinha. Recém colhida e sem industrializados.

3) Economia

Impostos, taxas, preço final são menores quando se compra localmente. Tais produtores e comerciantes podem perder na escala. Entretanto cada vez mais vez associações sendo formadas para tentar diminuir os preços e fazer com que todos ganhem. No final das contas seu bolso agradece

4) Impacto ambiental

Logística facilitada é sinônimo de menos poluição. De menos stress, de um ar mais puro e de uma vida mais leve!!

.............

De tudo aqui aqui, pra você que NÃO tem ainda o costume de comprar local, então deixamos um primeiro passo. Comece a frequentar as feiras da cidade. Comece conversando com os feirantes, descubra quais são da região e quais plantam ali na região. Vai descobrir que pode ter diversas coisas com esse pessoal Frango, ovos, peixes, frutas e verduras. Uma qualidade que não encontra no super mercado tradicional. FAÇA O TESTE...e depois, nos conte o resultado!!

.............

Por aqui podemos te ajudar de várias formas. Escolha por onde que ser ajudado primeiro =)…

  • Conhecemos uma porção de filmes livros, referências e documentários explicando a situação no Brasil e no mundo com relação à globalização da comida. Os problemas as vantagens e o que ganhamos ou perdemos comprando localmente.

  • Conhecemos quase todos os produtores da região. São nossos amigos e parceiros. Podemos colocar você diretamente com eles para que possa usufruir dos seus hortifrutigranjeiros direto da terra..

  • Incentivamos muito essa cultura. Portanto grande parte dos nossos cardápios são da estação ou são feitos com ingredientes locais e da estação. Vamos MUITO à feira e adoramos isso!!! Sendo um assinante QdC você vai usufruir de todos esses benefícios…

Ficamos por aqui e aguardamos você para discutirmos um pouco mais sobre o assunto..

Lembre-se GO LOCAL, BUY LOCAL...pelo menos na maior parte da sua semana...o resto fica fácil!!!

Esse foi o Episódio 11 da série de Predições Saudáveis para 2016...até a próxima!

Acompanhe nossos episódios anteriores nos links abaixo:

Em destaque
Post recentes
bottom of page