Pare de focar no que evitar em uma dieta


Em um artigo passado Já demos um dica valiosa que pode ser feita antes de consumir algum alimento/bebida. Agora estamos aqui para escrever para aqueles que, por algum motivo, tomaram a decisão de mudar os hábitos e ter uma vida saudável. Este artigo é útil também para pessoas que estão (ou vivem) em dieta.

Em qualquer uma destas situações você pode ter iniciado sua mudança fazendo uma lista de alimentos ou bebidas que deseja EVITAR.

Elencamos aqui alguns motivos pelos quais esta abordagem pode atrapalhar seus objetivos e pode NÃO ser efetiva a longo prazo.

- Você acaba se sentido privado. Isso desencadeia uma porção de sentimentos ruins que te deixam chateado e desmotivado a melhorar;

- As vezes você se priva de comer alimentos ou bebidas que gosta muito, é aí que eles parecem ficar mais gostosos ainda;

- Seus amigos e as pessoas com quem você convive ainda comem ou bebem os alimentos que está evitando, fazendo você se sentir limitado. Tal fato pode até influenciar na sua vida social;

- Você pode se confundir nas comidas que deve evitar e ficar neurótico em ler rótulos de produtos os quais por diversas vezes são bem difíceis de serem corretamente interpretados;

- A industria alimentícia valoriza e torna mais barato justamente os alimentos que estão na sua lista para serem evitados. O que dificulta ainda mais a escolha na hora de comprá-los no supermercado.

A grande sacada aqui, que tem poder para mudar o jogo, é:

Focar nos alimentos que você irá INCLUIR na sua dieta.

Uma mudança simples mais muito poderosa.

E para ajudar a incluir os alimentos que você REALMENTE precisa para viver bem, tais como mais frutas, verduras e vitaminas, aqui vão algumas dicas:

- Inclua frutas, castanhas ou nozes nas saladas com intuito de deixá-la mais saborosas e fáceis de comer;

- Encontre alimentos ou bebidas que você gosta, além daqueles que você sabe que faz mal. Eles ajudarão a amenizar a vontade de comer/beber o que não faz bem.

- Chá de frutas ou com sabores diversos ao invés de sempre optar pelo café ou pelo chá ruim. Existem chás bem saborosos e refrescantes que podem muito bem substituir o café;

- Alimentos assados ao invés de fritos;

- Inclua aos poucos alguma verdura em seus sucos de frutas, você nem vai sentir o gosto daquela verdura que não gosta. O suco ainda nesse caso além de refrescar pode saciar a fome;

- Experimente incluir a tapioca na sua alimentação. Ela pode ser um bom alimento para substituir o pão (mesmo o integral);

Aos poucos, os alimentos que ANTES você tentava evitar, AGORA não têm mais tanto espaço no seu dia-a-dia. Isso porque você está muito ocupado comendo coisas que gosta e que fazem bem.

Sinta a diferença que essa mudança de pensamento pode fazer. Experimente e fique a vontade para contar seus resultados.

Até a próxima.

PS: Esta é uma dica de Delia Health, uma pesquisadora internacional em nutrição em um artigo da comunidade FoodMatters.

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