top of page

Seu filho comendo BEM em 5, 4....


Um das batalhas mais difíceis e importantes da educação das crianças é fazê-las comer. Mais difícil ainda é fazê-las comer BEM. A tarefa é tão importante que vários estudos ([1] e [2]) apontam que a personalidade e inteligência das crianças no futuro está ligada diretamente ao que elas comem.

Alguns pais até desistem, se rendem e vão levando. Por isso estamos aqui...para ajudar. Acreditamos que existe dois pontos chaves para completar com sucesso esta missão: exemplo e paciência.

Separamos aqui 5 ajudas importantes para você começar agora mesmo uma reação.

1- exemplo

O principal de todos. A melhor forma e talvez a única de ensinar. Sem o exemplo nenhuma outra dica funciona. Pense nisso e começe vigiar suas ações perto dos pequenos. Deixar eles ver como você come, o que come e como é gostoso.

2- fazer das refeições um momento especial

O ditado que diz que a hora da refeição é sagrada pode ser levado ao pé da letra aqui. Todos precisam entender que a hora de almoçar é a hora de comer e de sentar à mesa. Fazendo isso é um grande passo para o avanço. A partir daí, fazer com que eles comam coisas boas será uma consequência e uma questão de tempo. Seja paciente apenas.

3- fazê-las ajudar na cozinha

Conhecer o que está comendo, experimentar, saber como tudo funciona, tudo isso ajuda a criar incentivos (involuntários ou não) mostrando que comer é importante.

4- Não usar comidas como recompensas ou punições

Não tente utilizar comidas como um meio para educar. Seu filho facilmente associará comida com recompensas ou punições e somente aumentará o conflito entre pai e filho.

5- pratos iguais para todos

A não ser que exista motivos muito fortes (alergias, intolerâncias, etc.), não existe motivo convincente para cada um da família comer um prato diferente. O pai comendo macarrão, a mãe arroz e feijão e o filho um cachorro quente (somente para comer algo) é errado. O prato das crianças deve ser como o prato de todo mundo. Caso ele não encoste em algum ingrediente (brócolis, cenoura) seja paciente. Aos poucos a mudança virá.

Tem alguma outra sugestão? Nos envie, conte como funcionou para você e fique a vontade para contribuir.

Até a próxima e #bonshábitos

Em destaque
Post recentes
bottom of page