FAÇA VOCÊ MESMO - 30 maneiras de cuidar do corpo, da mente e da alma


Olá pessoal, mais uma vez estamos aqui, na última sexta-feira do mês, para falar do FUTURO.


Selecionamos 12 predições saudáveis para o ano de 2016 e a cada mês falaremos sobre um assunto diferente. Um assunto que consideramos importante e que tende a estourar nesse ano.


Como já dissemos: temos acertado!!


Falamos por exemplo da importância do intestino em nossas vidas e cada vez mais pessoas já estão conscientes da importância de um microbioma intestinal saudável. Falamos também do DETOX Digital e do poder que o tédio tem em nossas vidas. O que temos visto é cada vez mais pessoas associando problemas de sono, ansiedade e outros males com a vida online.


Modéstia a parte, até de assuntos que ainda não comentamos temos acertado.

Isso porque estamos preocupados com coisas que REALMENTE funcionam. Não modinhas, dietas loucas ou remédios milagrosos.


Neste mês falaremos de um assunto que está cada vez mais em pauta nas academias, nos parques e nas mesas de amigos. Um assunto com cada vez mais adeptos. Esse mês falaremos de cuidados com o corpo e a alma dentro de casa. Ou ainda cuidados que você mesmo pode fazer sem precisar sair de casa.


Importante antes de começar é falar que não iremos nesse post ir contra nenhuma academia de ginástica, nenhum personal trainer, nutricionista ou profissional da área. Pelo contrário, o trabalho dessa turma é extremamente importante para melhorar os resultados das práticas de cuidado com o corpo.


Preparamos uma lista com 30 itens e a dividimos em 3. Cada sub-divisão diz respeito a um item diferente. São os sub-grupos: corpo, mente e alma;



CUIDADOS QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER COM SEU CORPO


1- Cochile. Pegue 15 minutos após o almoço ou ao chegar em casa para cochilar.


2- Limite seu cardápio semanal. Estabeleça comidas saudáveis para suas refeições durante o dia e siga o plano.


3- Conheça você mesmo. Literalmente. Dê uma boa olhada em você nú. Aprecie seus pontos positivos, cada detalhe e fique atento às mudanças.


4- Pratique atividades físicas rápidas dentro de casa. 10 minutos são mais que suficientes para tirar seu corpo do estado confortável e suar a camisa. Veja exemplos de exercícios AQUI (Q48).


5- Chacoalhe o esqueleto. Dance, coloque mais música no seu dia-a-dia. Principalmente em tarefas de casa. Aproveite (respeitando você, é claro) para abaixar, levantar, rebolar, etc..


6- Pegue 15 minutos de sol. Nos dias que conseguir, tente sempre tomar um solzinho para repor energias e vitaminas.



7- Recorra à tecnologia. Existem milhares de aplicativos e gadjets interessantes para caminhar, se alongar e andar de bike dentro de casa. Irônico mais é verdade.



8- Toda semana faça uma pequena mudança na sua dieta. Aumente um copo de água durante o dia, coma mais vegetais, retire o chocolate após o almoço. Isso ajuda você a se auto conhecer e a incorporar #bonshábitos.


9- Inale um cheio ‘otimista’. Cheiro de pimenta por exemplo ajuda a melhorar sua motivação e seu humor.


10- Mantenha sua casa sempre com petiscos saudáveis gostosos. O mercado está cheio deles. Eles podem ser muito melhores que junkfoods ou a comida de rua.



CUIDADOS QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER COM SUA ALMA


11- Ajude alguém. Carregue uma mala, elogie, abra a porta do carro, compre um almoço. De casa mesmo prepare algo para ajudar alguém que precisa e que valorizará isso.


12- Imagine que você é seu melhor amigo. E aproveite para contar para seu melhor amigo o que você pensa dele.


13- Escreva seus pensamentos. Realmente formalize no papel coisas que estão te incomodando. Olhe bem para o papel e amasse ele ou ainda o queime (com segurança).


14- Tire um tempo para escolher as pessoas que quer passar o seu dia. Escolha pessoas positivas que te colocam para cima. Exclua sugadores de energia. Vai ver que várias pessoas não valem a pena a convivência.


15- Crie seu próprio spa. Seja na banheira, no banheiro ou na sala. Tenha um canto para relaxar. Tenha uma caneca para estas horas. A SUA caneca.


16- Procure e pergunte por feedbacks positivos. Não há mal algum em pedir para algum amigo falar o que ele gosta em você.


17- Planeje seu dia ideal. Comece com atividades que gostaria de fazer desde que acordou. Pense no que gosta, onde gostaria de estar e com quem. De vez em quando viva esse dia e seja feliz.


18- Planeje sua vida ideal. Sonhe alto. Pense como seria sua vida ideal. Filhos, familia, quantia em dinheiro, relacionamento, etc..Escreva isso e use isso para pensar como está sua vida.


19- Faça conexões rápidas com pessoas. Com a zeladora do prédio, com o motorista do onibus, com a atendente de telemarketing.


20- Peça ajuda. Seja grande ou pequena. E consiga.



CUIDADOS QUE VOCÊ MESMO PODE FAZER COM SUA MENTE (ou cérebro)


21- Desconecte-se por uma hora do seu dia. Esqueça o celular, os emails, o computador por 1 hora do seu dia. Verá que sua capacidade de concentração e rendimento só tende a melhorar. Para saber mais acesse nosso post sobre DETOX Digital.


22- Começe um arquivo de elogios. Comece a elencar e registrar os elogios que as pessoas fazem sobre você. Dessa forma conseguirá tirar várias conclusões interessantes sobre você.


23- Mude a forma como toma decisões. Decisões que toma com o coração tente tomá-las com a cabeça. Da mesma forma que decisões que toma com a cabeça tente decidir com o coração. Alterne entre emoção e razão.


24- Preste total atenção em atividades que costuma fazer em ‘piloto-automático. Escovar os dentes, se deitar na cama, etc. Isso ajuda a treinar sua concentração.


25- Tire intervalos do seu dia para atividades banais. Pegue 5 minutos do seu dia para atividades que não têm nada a ver com sua rotina. Jogue, brinque, caminhe, medite, RESPIRE, nesses horários.


26- Crie um hábito deliberadamente. Escolha um hábito e estude como consegui-lo. Passar fio dental, caminhar, respirar, tomar sucos… Vai ver que com nem tanto esforço consegue tudo o que quer.


27- Conserte algo em sua casa que está incomodando você. Pegue aquela maçaneta quebrada, aquela gaveta emperrada ou ainda aquele botão solto para consertar de vez em quando.


28- Seja egoísta. Por um momento do seu dia, faça algo só porque VOCÊ gosta e te faz feliz.


29- Saia da sua zona de conforto. Converse com pessoas estranhas no ônibus, ligue para um cliente em potencial, fale em público, etc.


30- Reveja suas redes sociais. Exclua ou coloque no ‘mudo’ pessoas negativas ou que não gosta.


Bom senhoras e senhores, esse foi nosso episódio 5 das predições saudáveis para 2016. Voltaremos mês que vem com outro assunto importante para todos nós preocupados com a saúde e nosso rendimento pessoal.


Acompanhe nossos episódios anteriores nos links abaixo:

Predições saudáveis - introdução

Episódio 1 - janeiro - o poder do estômago

Episódio 2 - fevereiro - DETOX digital

Episódio 3 - março - fast foods orgânicos

Episódio 4 - abril - a gourmetização da comida

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