top of page

Fuja das dietas (e da mídia sensacionalista)


Duas reportagens, na mesma emissora, abordando o mesmo assunto de maneiras bem diferentes.

Ambas com as suas verdades e ambas com seus direcionamentos sensacionalistas (uma 'quase' mentira)!

A mais recente, mostrada no programa Fantástico, ontem (dia 12/07/2015), positivamente mostra as enganações que a indústria (seja ela alimentícia, médica, terapêucia ou etc.) fazem com a onda DETOX. Mostra também o quanto as pessoas podem se enganar com uma moda (uma senhorinha prefere a goiabada com o selo DETOX e jura parecer ser mais saudável). A reportagem, por outro lado, também negativamente distorceu MUITO as coisas.

Além de ARRASAR (destruir) o negócio da culinarista que vende sucos DETOX, também não abordou diversos pontos importantes dos alimentos, dando a entender, grosseiramente, que no final das contas NADA nos alimentos DETOX serve para ajudar nosso corpo no processo de ser saudável (nosso corpo naturalmente tem um processo de QUERER saudável).

A outra reportagem, um pouco mais antiga (2013), tem um foco totalmente diferente. A reportagem enfatiza o bem que uma dieta DETOX faz. Perca de peso, de medidas e de melhorias no corpo (colesterol, sangue, etc.). Positivamente a reportagem aborda também que o programa de desentoxificação é temporário e deve ser seguido de reeducação. Entretanto, nem tudo são mil maravilhas e muito cuidado deve ser tomado ao fazer uma dieta de 5 dias tão rigorosa. E isso a reportagem, negativamente, não aborda.

O fato é que a única verdade aqui é que: cultura exagerada, sensacionalismo e loucuras não levam a nada.

Fuja das dietas, dos suplementos baratos, das dietas da moda, dos extremismo e das reportagens ruins (a de ontem fui de longe muito mais destrutiva do que construtiva);

Ao invés disso agregue bons hábitos, escute e entenda seu corpo e sua mente! O resultado vai ser muito melhor!

Até a próxima...

OBS.: os links das matérias estão no texto.

Em destaque
Post recentes
bottom of page