top of page

Vitamina D pode ajudar contra o novo Corona Virus?


Que a vitamina D têm inúmeros benefícios e é essencial ao ser humano já sabemos. Comer alimentos e principalmente expor-se corretamente à luz solar são as melhores formas de se conseguir os níveis mínimos da vitamina.


Nos últimos dias, mais uma vez, ela entrou em evidência sobre o fato de suplementação de vitamina D auxiliar nos sintomas por exposição ao Sars-CoV-2 (o vírus causador da COVID-19).


Nesse âmbito existiram diversas notícias. Muitas delas FALSAS. Portanto muito cuidado. Foi falado até que suplementação de vitamina D poderia reduzir o contágio do vírus. O que é totalmente sem fundamento. FAKE NEWS.


Mais e aí? Existe mesmo relação??


A princípio não. Nada cientificamente comprovado e publicado confirma a relação de minimização de sintomas ou cura do vírus por suplementação de Vitamina D.


Nem no Brasil nem no mundo ainda exitem comprovações. Existem estudos sérios pelo mundo para comprovar o amplo benefício dessa vitamina no organismo. Esperamos SIM que consigam algo e que ajude as pessoas a se conscientizar sobre a importância das vitaminas. Que elas, através dos alimentos saudáveis, sejam cada vez mais nosso "remédio". Nosso refúgio de doenças e de uma vida melhor e mais saudável.


O que temos até então são evidências que a vitamina auxilia na prevenção de algumas doenças respiratórias com influenza, tuberculose e pneumonia. Entretanto ao que parece não foram ainda testados e provados com rigor científico.

Temos também certeza dos benefícios e malefícios da vitamina D. E um dos malefícios é a "auto medicação" e o uso irresponsável da suplementação. Portanto cuidado.


"Auto medicação" aqui aparece entre aspas pelo fato das vitaminas ainda não serem consideradas medicações portanto a venda é irrestrita em farmácias.


A dica que damos é aprender o real benefício das vitaminas. Aprender onde encontrá-las e como, no caso da vitamina D, tomar sol com responsabilidade. Uma atitude simples mas essencial à uma vida saudável.


Em outra conversas falaremos mais sobre as vitaminas.


E você sabe se expor corretamente à luz solar?

Sabe os alimentos com boas fontes de vitamina D?


Até a próxima.


Fontes:

  • Sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia: https://www.endocrino.org.br/nota-de-esclarecimento-vitamina-d-e-covid-19/

  • Ministério da saúde: https://www.saude.gov.br/fakenews/46254-vitamina-d-e-o-novo-coronavirus-e-fake-news

  • Título do estudo americano sobre vitamina D e influenza: Evidências de que a suplementação de vitamina D pode reduzir o risco de infecções e mortes por influenza e Covid-19

  • Título do estudo italiano da Universidade de Turim: Possível papel preventivo e terapêutico da vitamina D na gestão da pandemia de Covid-19

Em destaque
Post recentes
bottom of page