Dia Nacional da Saúde

Por que dia 5 de agosto?


O dia 5 de agosto foi a data escolhida para se comemorar o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu nesta data, no ano de 1872. Ele foi um importante personagem na história do Brasil no que diz respeito ao combate e erradicação das epidemias da febre amarela, peste bubônica e varíola.


Algo que antes parecia tão distante da realidade e que de repente se tornou tão real. Pandemia, vacinas, política, resistência....


Nunca se falou tanto sobre assuntos relacionados a saúde e condições sanitárias como nos últimos anos. Ao sermos surpreendidos pela pandemia, a higienização constante, o isolamento social e a importância de se ter um bom estado de saúde físico e mental são pautas constantes nos veículos de comunicação. E está aí o grande objetivo do Dia Nacional da Saúde, conscientizar as pessoas sobre a importância de se ter um estilo de vida mais saudável, bem como sobre a importância da educação sanitária.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, “A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. O saneamento básico, a alimentação, o meio ambiente, a educação, a moradia, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o lazer, enfim, o ACESSO aos bens e serviços essenciais, são determinantes para se ter saúde.


Assim sendo, a lei 8.080 de 1990 traz, a saúde como um direito fundamental do ser humano e o Estado como provedor das condições indispensáveis ao seu pleno exercício. E embora seja o Estado o provedor, nós devemos fazer a nossa parte, cumprindo nossos deveres enquanto cidadão, fazendo escolhas mais saudáveis, atitudes mais humanas e presença política, acompanhando, cobrando e lutando pelos nossos direitos, por um mundo melhor.


Que este dia possa ser comemorado com boas escolhas. A mudança começa em você, mais atinge muitos ao seu redor.

Faça sua parte!!!




Em destaque