Episódio 8: A revolução dos leites



Já passamos da metade e ainda estamos com tudoo...


Falamos da incrível volta triunfal dos grãos e agora vamos falar de mais novidades!! Vamos falar de revolução...uma revolução que está acontecendo em nossas vidas e VERDADES que achávamos por anos serem absolutas estão se mostrando DUVIDOSAS.


Começamos com a seguinte indagação.... Afina de contas, leite é bom??



Este é o Blog da Questão de Comida e estamos aqui mais uma vez para falar do futuro. Falar de como 2016 será importante para nossas vidas pois é um ano que várias coisas que viram para ficar estão aparecendo.


Separamos 12 predições saudáveis que achamos serem realmente promissoras para se mostrarem uma constante em nossas vidas. Falamos aqui já de parto normal (episódio 1), de vida digital (episódio 2), de fast food saudável (episódio 3) muitas outras CERTEZAS do ano de 2016.


Toda última sexta-feira de cada mês lançamos um novo episódio e agora é a vez dos leites. Da lactose, das alergias, das inovações e do que realmente veio para ficar!


......


....vamos ao que interessa...

Começamos a respondendo a pergunta (Leite é bom?) da maneira que mais gostamos. Depende.



Difícil, aqui no Brasil, falarmos que o leite de vaca não faz bem à nossa saúde.

É cultural.

Muito do que consumimos no café, almoço e jante possui leite ou seus derivados. Tudo começa aí!


Seus avós com certeza podem falar "Tomei a vida inteira e nunca tive nenhum problema!"...=)




O lado bom de tudo isso é que não somos radicais. Somos SIM contra dietas rigorosas e somos abertos a várias opiniões diferentes. Somos apegados aqui com a saúde, seja ela mental ou corporal.


Sendo assim leite pode ser bom ou ruim.

Pode ser bom no caso de uma criança ou pode ser ruim no caso de alguém alérgico à caseína (proteína do leite).

Além disso pode ser bom se pensarmos em uma dieta rica em componentes básicos e ruim para pessoas que comem poucas frutas ou alimentos verdes.


Uma coisa é certa.

Leite é sim uma fonte de cálcio. É também uma fonte de proteínas e de inúmeras outras coisas boas.

É SIM um alimento completo, rico e extremamente interessante em uma dieta (dieta nesse caso, no sentido de estilo de vida).


Entretanto existem diversos pontos que tornam esse alimento não tão perfeito assim em alguns casos.


O fato da sustentabilidade no nosso planeta, da industrialização dos alimentos, das alergias e doenças modernas nas pessoas, entre outros, nos fazem pensar que o leite é um produto para ser consumido (quando necessário) com moderação.

Não abundantemente como a indústria nos “vende” que temos que consumir.


Nem planeta nem os seres humanos suportarão um consumo desenfreado de derivados animais num futuro próximo. O exagero que estamos vivendo é ruim para os dois lados.


Os benefícios ou malefícios do leite são pontos que poderíamos ficar horas aqui discutindo..talvez nem cheguemos a nenhuma conclusão.


Por isso aqui vamos simplificar....


Vamos elencar aqui alguns pontos importantes que todos precisam saber.

Assim cada um, dependendo do estilo de vida que vive e que está inserido pode chegar a uma conclusão.

AVISO: Não se assuste o fato de existirem tantos pontos negativos. Um único ponto positivo (o último) é suficiente para contrabalancear vários outros pontos negativos. Vamos falar dele agora..


Lado "negro" do leite

  • Quantidade de proteínas elevada pode ser um problema quando não ingerimos alimentos básicos suficientes para alcalinizar o sangue. O cálcio nesses casos pode ser neutralizado para contrabalancear as coisas.

  • A proteína do leite de vaca não é metabolizada facilmente pelo corpo humano e pode causar reações no nosso sistema imunológico a longo prazo;

  • Um problema ambiental existe quando se falamos em escala. São eles:

  • emissão de CO²;

  • gastos excessivos com água para criação;

  • gastos com água para plantação dos alimento da vaca;

  • industrialização e processos diversos aplicados no leite podem acabar com pontos positivos do alimento


Lado "Bom" do leite

  • Fonte de proteínas e cálcio;

  • Prevenção de doenças ósseas;

  • Fonte de “gorduras boas”

  • Outros componentes funcionais

  • Existem várias outras formas de se fazer leite que não sejam de origem animal. Por exemplo: leites vegetais (não lácteos)


Os leites vegetais


Basicamente estes leites são feitos a base de legumes, vegetais, grãos, sementes ou castanhas. São leites obviamente sem lactose e com tantos benefícios quanto um leite de origem animal. Listamos aqui alguns dos principais.


Leite de soja – mais usual, com boas taxas de magnésio, cálcio e potássio. Um leite de fácil digestibilidade e bom para diabéticos. Atenção aqui somente com as sojas transgênicas. Como já falamos ainda somos receosos com o que a indústria está fazendo com estes alimentos.


Leite de amêndoas – além dos benefícios dos leites vegetais em geral esse leite tem uma boa concentração de Omega 3 (gordura boa) e fibras em boas quantidades, bom para pessoas com anemias, para crianças e pessoas com prisão de ventre. O bacana desse leite que ele é talvez o que mais tenha sabor neutro. Podendo ser feito com sucos ou até tomado puro tranquilamente..


Leite de aveia – sacia como nenhum outro leite. Fonte de muitas fibras que fortalece o sistema digestivo e cria uma sensação de saciedade. Possui também carboidratos (polissacarídeos) importantes para combater a hipertensão. Esse talvez seja o leite mais fácil de fazer, não é preciso deixar o grão de molho antes de preparar. Para cada 2 xícaras de aveia em pó ou em flocos utilize 4 xícaras de água. Bata no liquidificador e coe. O leite dura aproximadamente 3 dias na geladeira.


Leite de arroz – talvez o melhor de todos quando falamos em antioxidades. Tão bom nesse caso, segundo alguns estudos, quanto outros alimentos antioxidadentes, como as laranjas e o espinafre. Esse leite é um dos mais finos (em textura) e o arroz deve ser cozido antes do preparo. Para cada litro de água uma xícara de arroz deve ser batido depois coado. Lembre que todos os resíduos podem ser utilizados em massas, bolos e caldos.


.......


São inúmeros os leites disponíveis. Na internet existem milhares receitas.

Leites com mais energia (girassol e inhame), bons para o humor (nozes), para substituir creme de leite (castanha do pará), para auxiliar na perda de gordura (linhaça) entre outros.


A criatividade aqui ajuda muito. São ótimos para colocar nos sucos, ótimos para crianças e ótimos para manter a saúde 100% afiada!


Tente inserir estes leites na sua alimentação e sinta os resultados.

Comece com algumas vezes na semana. Substitua o leite de vaca algumas vezes e já notará alguma diferença.


......


E aí, o que achou???


Este foi o oitavo episódio da série de predições saudáveis para 2016. Como têm visto temos acertado e estamos confiantes para os episódios restantes...aguardem. Novidades vêm aí!


Ficou com alguma dúvida??? Entre em contato para tirar dúvidas, contribuir ou ate enviar sugestões. Conte sua história. Adoramos histórias =)


Até mês que vem...


......

Acompanhe aqui os posts anteriores…


Predições saudáveis – introdução


Episódio 1 - janeiro - o poder do intestino


Episódio 2 - fevereiro - DETOX digital


Episódio 3 - março - fast foods orgânicos


Episódio 4 - abril - a gourmetização da comida


Episódio 5 - maio - Faça você mesmo - 30 maneiras de cuidar do corpo, da mente e da alma


Episódio 6: Ser saudável primeiro, emagrecer depois


Episódio 7 - volta triunfal dos grãos

Em destaque
Post recentes
0

© 2014 por Minimercado QDC - Questão de Comida. Aviso legal da empresa.

Ponta Grossa - PR. Rua Alberto Torres, 76 - Vila Estrela - CEP 84040-190 - como chegar

Telefones: (42) 3323-7710 ou (42) 99954-5344