Episódio 7: A volta triunfal dos grãos


Olá pessoal, estamos aqui mais uma vez, na última sexta-feira do mês para tratar do futuro. Mais não do futuro da nossa política, do nosso país ou do mercado financeiro. Tudo isso é muito importante, entretanto escolhemos falar aqui do futuro da nossa SAÚDE.


Sem ela ficamos limitados. Sem saúde temos que mudar nossas prioridades, nossos planos e nossas vontades ficam limitadas (não que seja impossível ser feliz sem saúde)!


Falar do futuro aqui nessa série significa falar do que achamos ser um futuro promissor. Sem modinhas, gourmetizações ou febres passageiras. Aqui falamos de coisas que vieram para ficar...Coisas que daqui há 10 anos ainda estarão ‘na moda’ e serão importantes para mantermos um corpo e uma cabeça saudável.


Coisas que estamos descobrindo este ano e este ano estão entrando na consciência das pessoas como coisas boas.


Esse mês especificamente vamos falar de grãos. Grãos integrais, grãos sem glúten, orgânicos e grãos milagrosos. Aqui você vai tirar suas dúvidas de uma vez por todas o que é bom e o que é ruim. O que é um alimento integral e o que significa incluir grãos na sua alimentação.


O título do post faz menção à volta dos grãos neste ano pelo fato que muitas pessoas crucificam ou consomem erroneamente estes alimentos.


As pessoas têm até uma certa razão em consumir errado ou ainda em crucificar grãos.


A indústria alimentícia no decorrer dos anos manipulou estes alimentos de tal maneira que hoje alguns alimentos com farinha de trigo, por exemplo, realmente podem ser danosos à saúde.

Daqui já tiramos a primeira conclusão:


1) A maioria das coisas que é demasiadamente alterada pela indústria alimentícia é ruim.


Muitos alimentos são quase que perfeitos em sua forma original. E retirar esta perfeição para aumentar a validade ou baratear algum processo é quase que um crime. E para surpreender, o trigo, condenado por muitos hoje em dia, é uma destas perfeições.


Sendo assim a segunda conclusão que chegamos é:

2) dar preferência à grãos integrais


Mais afinal de contas.. o que é integral? O que torna um grão ou um alimento integral?


Basicamente esta resposta ainda está uma bagunça no Brasil (mais por pouco tempo). Um grão integral é aquele que permanece com sua casca ou sua película. Partes estas riquíssimas em fibras e nutrientes. Tudo isso é ótimo para o intestino (episódio 1). Em outras palavras o grão está inteiro (endosperma, gérmen e casca).


Sabendo disso ainda temos que ter cuidados…