Ser saudável primeiro, emagrecer depois


Olá pessoal, como temos feito religiosamente todos os meses, estamos aqui para falar sobre o futuro.


Falar de coisas que consideramos tendências verdadeiras. Coisas que vieram para ficar. Que não são passageiras nem modismos da estação. Ou seja, um futuro REAL.


Toda última sexta-feira de cada mês lançamos uma nova abordagem sobre uma predição saudável para 2016. Até agora já foram 5 episódios.


Nossa confiança está cada vez maior. As predições realmente estão cada vez mais reais. Vemos já cadeias de fastfoods orgânicos (episódio 3), vemos pessoas deixando as academias para frequentar estúdios e depois a própria casa (episódio 5) e vemos também cada vez mais pessoas preocupadas com a saúde do intestino (episódio 1).


Esse mês vamos falar de algo bem bacana.

Talvez a origem de tudo.

O fim do modismo do emagrecimento e a consciência de que é muito mais importante SER SAUDÁVEL do que ser somente magro (ou gordo, ou forte ou sarado);


Toda mudança substancial e permanente no nosso corpo começa mantendo ele saudável. O restante é consequência.


Temos biotipos diferentes uns dos outros, relógios internos diferentes e capacidades diferentes de reação aos alimentos ou ao ambiente externo.


Em suma ninguém é igual ninguém.


Uns tratam internamente a gordura de forma mais tranquila, outros absorvem melhor nutrientes e outros ainda não conseguem processar açúcar. Por esse motivo o primeiro passo é nos conhecer!!!


Ser saudável começa ai!!


Conhecer a si mesmo pode não ser tão simples nesse mundo que vivemos. Vivemos a todo momento fazendo comparações entre a nossa vida e a vida de outras pessoas.


Olhamos alguém comendo de tudo e não engordando. Olhamos pessoas que tiveram péssimos hábitos vivendo bem até os 90 anos.

Você é assim?

Dificilmente alguém não é um pouquinho (não se preocupe)....


A má notícia é que isso geralmente não é bom. Deixamos de nos conhecer p/ conhecer a vida de outra pessoa...


A boa é que no mundo de hoje (2016) temos ótimos recursos para conhecer os detalhes sobre nós mesmo…


(abrindo literalmente um parênteses, uma coisa comum entre as pessoas de sucesso é que elas se conhecem MUITO BEM)


Todo esse papo sobre se conhecer é justamente pelo fato que:


  • Para ser saudável (assim como rico, feliz ou realizado) é preciso se conhecer MUITO bem (fase 1).

  • E depois de se conhecer muito bem aí sim utilizar as informações do mundo moderno (fase 2)!


Agora que realmente não queremos apenas ter uma barriguinha chapada vamos falar um pouquinho sobre estas duas fases.


A fase 1 sobre o que VOCÊ pode fazer para se conhecer melhor e a fase 2 que é deixar você informado em coisas que verdadeiramente fazem BEM ou MAL.


Fase 1 - autoconhecimento


#1 fique atento(a) às suas emoções

Ser saudável por completo exige, além de um corpo saudável, uma “cabeça saudável”. Stress e ansiedade são males tão sérios quanto doenças do coração ou câncer. Um corpo saudável é uma ótima porta de entrada para uma cabeça saudável. Essa é a nossa dica!


#2 como está seu metabolismo?

Procure seu médico ou nutricionista e descubra como está a absorção de nutrientes no seu organismo, como está sua quebra enzimática e sua capacidade de sintetizar gorduras, açúcares, ferro, etc.. Se está se sentindo mal seu organismo pode apenas estar “esgotado”, por isso você vive cansado, doente, mal humorado ou simplesmente não emagrece. Seu caso ainda pode ser crônico, genético ou no melhor dos casos você pode estar ótimo (e só precisa comer melhor). Em todos os casos é importante descobrir como seu corpo funciona ou como ele está funcionando.


#3 está alimentando sua motivação??

Ser magro (a) não significa estar motivado(a). Novamente aqui damos uma dica que envolve comida. Sua alimentação tem sim poder de melhorar sua motivação. Seu corpo trabalhando por você e não para você pode lhe dar uma energia que fará você achar que está nas nuvens. Uma sensação de poder surpreendente que alimenta diariamente sua motivação. E você está alimentando sua motivação diariamente? Da melhor forma possível?



Fase 2 - conhecendo o mundo


#1 o consumo de açúcares e carboidratos refinados

Açúcar e carboidrato não são ruins. Açúcares refinados ou açúcares de laboratório (frutose concentrada de milho) que são ruins. Da mesma forma que os carboidratos refinados (farinha branca) também são poderosos vilões do bem estar.

Alimentos que têm estes ingredientes podem (e devem) ser cortados o quanto antes da sua alimentação que não farão falta alguma. Em outras palavras: comida industrializada deve ser ELIMINADA.

**Fique atento(a) aos produtos das prateleiras de mercados no Brasil. Ainda, muitos alimentos ditos ‘integrais’ contém como principal ingrediente a farinha branca.


#2 gordura boa e gordura ruim

Assim como o carboidrato a gordura não é ruim. Gordura ruim é a ‘gordura de laboratório’ aquela que nosso corpo sofre para processar (por ex.: gordura trans). Além disso, qualquer gordura é ruim em grandes quantidades. Pensando assim já resolvemos mais da metade dos nossos problemas com gordura.


#3 frutas e vegetais

Esses alimentos são a base da pirâmide alimentar e devem ser SEMPRE. Acorde e coma frutas, lanche e coma frutas, durante as refeições abuse dos vegetais. Vegetais são ótimas combinações com qualquer tipo de comida e tem SIM capacidade de saciar e nutrir.

As combinações são infinitas. Impossível não achar alguma que você não goste.

Frutas são aconselhadas antes das refeições. Comer frutas de sobremesa por exemplo pode fazer com que seu processo de digestão atrase ou até mesmo paralise.

Começar as refeições com sucos naturais, saladas ou sopas é uma ótima alternativa para comer MELHOR e incluir estes ingredientes aos montes na sua alimentação.


#4 você é refém do mundo??

Tome o controle sobre o que você come. Comida é uma prioridade na nossa vida. Mais importante por exemplo, que o seu tempo livre. Reserve um tempo para comer o que faz bem a você. Não comer o que "der tempo".

Prepare suas refeições, escolha seus ingredientes e realmente escolha com consciência o que vai comer. Nem tudo que você pode comer às vezes convém. Vai ver que a resposta do seu corpo a tudo isso vai lhe permitir, por exemplo, trabalhar menos horas para render a mesma quantidade ou até mesmo comer comidas não tão saudáveis as vezes.


......


Agora que você já sabe o que pode fazer de uma vez por todas para emagrecer (ou ter sucesso, ser rico ou feliz) vamos nos despedir por aqui.


Mês que vem estaremos aqui mais uma vez para falar sobre outra predição saudável para 2016. Não deixe de comentar o que você tem feito para se conhecer, para conhecer o mundo a sua volta e de uma vez por todas ser finalmente SAUDÁVEL…


Até mês que vem...


Acompanhe nossos episódios anteriores nos links abaixo:

Predições saudáveis - introdução

Episódio 1 - janeiro - o poder do estômago

Episódio 2 - fevereiro - DETOX digital

Episódio 3 - março - fast foods orgânicos

Episódio 4 - abril - a gourmetização da comida

Episódio 5 - maio - Faça você mesmo - 30 maneiras de cuidar do corpo, da mente e da alma

Em destaque
Post recentes
0

© 2014 por Minimercado QDC - Questão de Comida. Aviso legal da empresa.

Ponta Grossa - PR. Rua Alberto Torres, 76 - Vila Estrela - CEP 84040-190 - como chegar

Telefones: (42) 3323-7710 ou (42) 99954-5344